Quando começam as Inscrições do Fies 2018

Atualizado em: novembro 23, 2017

by Fies 2018 on 23 de novembro de 2017

O Fies – Fundo de Financiamento Estudantil foi criado para que estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior possam solicitar crédito financeiro para quitar as mensalidades de seus respectivos cursos de graduação.

O Ministério da Educação – MEC anunciou mudanças no formato do FIES, que passam a vigorar para os contratados firmados em 2018. Agora estudantes com uma renda familiar de até três salários mínimos poderão contratar o FIES 2018 com taxa zero de juros.

Para 2018 o MEC já confirmou a oferta de 310 mil novos contratos de financiamento estudantil nos processos seletivos do Fies 2018. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre podem ser realizadas no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br.

Fies 2018 terá três modalidades de contratos e desconto em folha de pagamento

A principal mudança anunciada pelo MEC para o FIES 2018 é que agora o Programa passa a oferecer três modalidades ( Fies 1, Fies 2 e Fies 3) de contratos que serão definidas pela renda familiar e região do país onde o estudante reside.

Conheça um pouco sobre cada uma das modalidades dos contratos do Fies 2018:

Quando começam as Inscrições do Fies 2018

Fies 1. Esta modalidade de contrato estará disponível para estudantes que possuam uma renda familiar de no máximo de três salários mínimos. Não existe o período de carência de 18 meses e após conclusão do curso o estudante deve começar a pagar o financiamento. A grande vantagem do Fies 1 é que a taxa de juros é igual a zero.

Fies 2. Estará disponível apenas para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste para estudantes que possuam renda familiar per capta de 3 a 5 salários mínimos. A taxa de juros anual para esta modalidade de contrato será de 2,5% a 3%.

Fies 3. Destinado a estudantes de todo país e que possuam renda familiar de até 5 salários mínimos. Terá recursos originados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS. As taxas de juros para o Fies 3 ainda serão definidas pelo MEC.

Os estudantes que contratarem o Fies 2018 terão a opção do desconto em folha para quitar o valor das mensalidades do financiamento estudantil. o limite máximo será de 20% da renda do estudante.

Como forma de reduzir a inadimplência será criado também o Programa Especial de Regularização do Fies. Os estudantes terão a oportunidade de renegociar suas dívidas realizando o pagamento em até 180 parcelas.

Um passo a passo de como se inscrever para o Fies 2018

1º Passo. Cadastro no SisFies – O cadastro no Sistema Informatizado do Fies é o primeiro passo que o estudante universitário interessado em contratar um financiamento estudantil deve realizar. Este cadastro é feito através da internet no endereço eletrônico do Fies,onde o estudante deve informar o seu número de CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastro de uma senha pessoal.

2º Passo. Inscrição – A inscrição para o Fies 2018 é feita quando o estudante acessa novamente o SisFies agora utilizando a senha que cadastrou e realiza a validação das informações que estiverem nos quadros de acesso. Depois deve informar seus dados pessoais e a renda financeira da sua família.Será necessário que o candidato forneça informações sobre seu o curso de graduação superior, a instituição de ensino e o qual o tempo de duração do curso é claro que a instituição de ensino deve fazer parte das instituições que participam do Fies 2018. Durante a inscrição é possível que o estudante faça uma simulação do financiamento estudantil que pretende contratar.

3º Passo. Validação dos dados – A validação dos dados e informações prestadas pelos estudantes que desejam um financiamento do Fies 2018 é realizada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento CPSA. Este órgão fica localizado na própria instituição de ensino superior do estudante e a validação dos dados deve ser realizada num prazo de 10 dias que são contados a partir do primeiro dia após a inscrição no Fies 2018 ser realizada.

Não perca esta oportunidade e realize sua inscrição para o processo seletivo dos novos contratos do Fies 2018. Para mais informações acesse a nossa página do Facebook, curta e compartilhe.

Quando começam as Inscrições do Fies 2018
4 (80%) 4 votos

Notícia anterior:

Próxima notícia: