Período de inscrição do Fies 2018 será aberto até o início de fevereiro

Atualizado em: dezembro 4, 2017

by Fies 2018 on 4 de dezembro de 2017

Período de inscrição do Fies 2018 será aberto até o início de fevereiro! Os estudantes interessados em conseguir financiamento de cursos superiores em instituições não gratuitas precisam ficar atentos no início do ano, pois o MEC (Ministério da Educação) deve confirmar para fevereiro a abertura das inscrições do Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil. A partir do próximo ano, o programa contará com novas regras.

Gerenciado pelo MEC, o Fies é um programa do Governo Federal, criado no ano de 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. No governo Lula, passou por importantes mudanças que o reestruturaram. Agora, no governo de Michel Temer, o Fies sofreu outras mudanças, que entrarão em vigor a partir do processo seletivo do primeiro semestre de 2018.

Quando serão abertas as inscrições para o Novo Fies 2018?

Chamado de novo Fies 2018, a próxima edição do programa acontecerá no início do ano, com data que será confirmada em edital a ser publicado pelo MEC. A expectativa é de que o período de inscrição seja aberto na segunda semana de fevereiro e tenha quatro dias de duração.

Tomando como base as datas dos últimos anos, a previsão é de que as inscrições do Fies 2018 sejam abertas na manhã do dia 06 de fevereiro, uma terça-feira. Assim, seu término provável deve acontecer às 23h59min da sexta-feira seguinte, dia 09, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

O resultado do Fies 2018 primeiro semestre será divulgado na segunda-feira seguinte ao término das inscrições. Os candidatos pré-selecionados deverão prosseguir com as etapas seguintes para garantir a vaga.

Período de inscrição do Fies 2018 será aberto até o início de fevereiro

Veja como se inscrever no Fies 2018 e quais as regras do programa

Para fazer inscrição no Fies 2018, os estudantes deverão acessar a página do Fies Seleção, no portal do MEC, disponível no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/. No acesso ao site, é preciso ter em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento e endereço de e-mail válido.

No ato da inscrição, ainda será necessário informar os nomes dos membros da família a qual pertence o participante, os números dos CPF daqueles com idade igual ou superior a 14 anos, com suas respectivas datas de nascimento e renta bruta mensal, quando for o caso.

Só poderão se inscrever no processo seletivo aqueles estudantes que participaram de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2010, tendo conquistado nota média igual ou maior que 450 pontos nas provas, sem ter zerado a redação.

As rendas máximas vão variar de acordo com a modalidade na qual o candidato desejar concorrer. A partir de agora, serão aceitas inscrições de participantes com rendimento familiar bruto per capita de até cinco salários mínimos por mês.

Mudanças no Fies 2018

Uma das principais mudanças do Fies 2018 está relacionada à divisão do programa em três modalidades diferentes. A primeira delas será destinada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Nela, não haverá a cobrança de juros e os recursos serão provenientes de um Fundo Garantidor, que será mantido pelas faculdades, onde a União poderá investir até R$ 3 bilhões.

A segunda modalidade do Fies 2018 aceitará renda de até cinco salários mínimos, com taxas de juros de 2,5% a 3%. Será destinada a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo bancada por bancos das respectivas regiões e fundos constitucionais de financiamento das mesmas.

Por fim, o Fies 3 também terá renda de até cinco salários mínimos, mas com taxa de juros um pouco maior, que ainda será confirmada pelo MEC. Os recursos serão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nessa modalidade, poderão concorrer estudantes de todas as regiões do país.

Assim que o MEC divulgar o edital do Fies 2018, publicaremos a notícia aqui em nosso site. Portanto, para continuar sempre bem informado, continue nos visitando e curta a nossa página oficial no facebook!

Período de inscrição do Fies 2018 será aberto até o início de fevereiro
Avalie este artigo

Leave a Comment

Notícia anterior: