Inscrições Fies 2018 Primeiro Semestre

Atualizado em: julho 19, 2017

by Fies 2018 on 8 de março de 2017

Veja aqui tudo sobre as inscrições para o Fies 2018! O MEC (Ministério da Educação) deve confirmar ainda este ano a data oficial de abertura do período de inscrição do Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil. A expectativa é de que ele aconteça no início de fevereiro. Os estudantes devem se inscrever exclusivamente via internet, na página oficial do programa.

Criado pelo Governo Federal e instituído pela Lei 10.260, de 2001, o Fies é um dos programas do MEC que tentam democratizar o acesso ao ensino superior no país. Para isso, ele proporciona o financiamento de cursos superiores de faculdades particulares, avaliados positivamente pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Quem pode se inscrever no Fies 2018?

Para fazer inscrição no Fies 2018, o estudante precisa preencher dois requisitos básicos, descritos a seguir:

  1. Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  2. Ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada a partir de 2010, alcançando nota mínima de 450 pontos na média geral das provas e aproveitamento superior a zero na redação.

É importante ressaltar ainda que, para se inscrever no programa, o estudante precisa ter sido aprovado no processo seletivo da instituição reconhecida pelo MEC, estando devidamente matriculado.

Onde são feitas as inscrições do Fies 2018? Como se inscrever?

As inscrições para o Fies 2018 deverão ser feitas exclusivamente via internet, na página oficial do programa no portal do MEC, disponível no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br. Não será cobrado nenhum valor referente à taxa de inscrição.

Ao acessar pela primeira vez o site, o estudante precisa realizar seu cadastro, clicando na opção “Primeiro acesso”, disponível na própria página.

Imagem Fies logo

Nessa etapa, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento. Com isso, o sistema terá acesso às informações referentes ao aproveitamento do estudante no Enem.

No passo seguinte, será preciso efetuar o cadastro de uma senha e informar um endereço de e-mail pessoal e válido, para onde será remetido um link de ativação do cadastro.

Seguindo todos os passos, o estudante deve retornar à página de inscrição e selecionar a opção “Já sou cadastrado”, informando em seguida o CPF e senha.

O sistema também requer os números dos CPFs dos membros da família maiores de 14 anos, suas respectivas datas de nascimento e seus rendimentos brutos mensais, quando for o caso.

Por fim, deve ser selecionado o curso e o turno que possuir vaga do Fies 2018. Depois de concluir a inscrição, o candidato precisa se dirigir à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da respectiva instituição de ensino, em posse dos documentos que validem as informações prestadas.

Comprovadas todas as informações, o estudante deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, a fim de formalizar o contrato de financiamento.

Quando terá início o período de inscrição do Fies 2018?

Tomando como base o cronograma do processo seletivo do primeiro semestre de 2017, a previsão é de que o período de inscrição do Fies 2018 tenha início na segunda semana de fevereiro, provavelmente no dia 06 (segunda-feira). Assim, a expectativa é de que o prazo tenha duração de quatro a cinco dias úteis.

Os candidatos deverão acessar o próprio site de inscrições para acompanhar o resultado do Fies 2018, na semana seguinte ao período de inscrição.

Quem não for pré-selecionado na chamada única, ainda terá a oportunidade de participar da lista de espera do Fies 2018, manifestando interesse no mesmo site.

Assim que o MEC publicar o edital do Fies 2018, confirmando todas as regras e datas de seleção, divulgaremos a notícia aqui em nosso site.

Continue nos visitando e curta a página no facebook do Fies 2018. Faremos o possível para lhe manter sempre bem informado e atualizado de todas as novidades do programa. Conte com o nosso apoio e boa sorte!

Inscrições Fies 2018 Primeiro Semestre
5 (100%) 2 votos

Notícia anterior:

Próxima notícia: