Inscrições do Fies 2018 começam nesta segunda-feira (19)

Atualizado em: fevereiro 18, 2018

by Fies 2018 on 18 de fevereiro de 2018

Veja como fazer inscrição do Fies 2018 primeiro semestre! O MEC (Ministério da Educação) abrirá nesta segunda-feira, dia 19, as inscrições para o Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil. O período de inscrição se encerrará às 23h59min (de Brasília/DF) da quarta-feira da próxima semana, dia 28 de fevereiro. Neste ano, serão oferecidas 310 mil vagas a estudantes com renda familiar mensal de até 3 ou 5 salários por pessoa.

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado pelo Governo Federal no ano de 1999. Gerenciado pelo Ministério da Educação, o programa financia cursos superiores, em faculdades particulares de todo o país, a estudantes que participam do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Veja quem pode se inscrever no Fies 2018: entenda as novas modalidades do programa

Financiamento Estudantil FIES 2018Para fazer inscrição no Fies 2018, os estudantes precisam observar alguns requisitos básicos do programa, aos quais precisam se enquadrar. O primeiro deles é ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, tendo obtido nota média maior ou igual a 450 pontos nas provas, além de um aproveitamento superior a zero na redação.

Além disso, também é necessário se encaixar no requisito de renda do Fies 2018, que possui valores máximos de acordo com as diferentes modalidades de financiamento que serão implantadas a partir do processo seletivo deste semestre.

Na seleção que será aberta nesta segunda-feira (19), estarão disponíveis três modalidades de financiamento. A primeira, chamada de Fies 1, será destinada a estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos por mês. Essa modalidade contará com juros zero.

As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil), serão destinadas a estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. Elas serão mantidas com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Na segunda modalidade de financiamento, chamada de Fies 2 e que compõe o P-Fies, a taxa de juros será de 2,5% a 3% e os estudantes beneficiados deverão morar nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Na terceira e última modalidade de financiamento, Fies 3 e que também faz parte do P-Fies, a taxa de juros será menor do que a de 6,5% que era cobrada até então. A modalidade será destinada a estudantes de todo o país.

Veja como se inscrever no Fies 2018 primeiro semestre

Como conseguir um financiamento estudantil do Fies 2018Na seleção deste início de ano, serão oferecidas 155 mil vagas de financiamento. As demais vagas deste ano serão ofertadas no processo seletivo que será aberto no segundo semestre.

Para fazer inscrição no Fies 2018, o estudante deverá acessar a página do FiesSeleção, no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/. Antes disso, recomendamos que todos os estudantes leia o edital do Fies 2018, disponível neste link, a fim de ficar por dentro de todos os detalhes, especialmente nas novidades desta edição.

Ao se inscrever, cada participante deverá informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, endereço de e-mail, números de CPF com nome completo e data de nascimento dos membros familiares acima de 14 anos com suas respectivas rendas, se for o caso.

Uma novidade interessante para a seleção é que cada participante poderá se inscrever em até três opções de curso/turno/instituição, em ordem de preferência.

Aos estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, será oferecida a possibilidade de se inscrever em vagas do P-Fies caso não tenham opções disponíveis dentro da modalidade de financiamento no grupo de preferência escolhido.

Resultado do Fies 2018

O resultado do Fies 2018 será divulgado em duas datas diferentes, de acordo com as modalidades de financiamento. Para o Fies 1, a lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 05 de março, uma segunda-feira. Entre os dias 06 e 08 seguintes, os candidatos selecionados deverão complementar suas inscrições no FiesSeleção. Nesta modalidade, haverá ainda a lista de espera do Fies 2018, que será divulgada até o dia 30 de março.

Por sua vez, o resultado do P-Fies 2018 será publicado no dia 12 de março, na segunda-feira seguinte ao primeiro resultado. Nas duas modalidades do P-Fies não haverá a possibilidade de participar da lista de espera.

Desejamos boa sorte e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas. Deixe um comentário abaixo que faremos o possível para ajudá-lo. Não se esqueça de curtir a nossa página no facebook!

Inscrições do Fies 2018 começam nesta segunda-feira (19)
4.7 (93.33%) 6 votos

Khayane fevereiro 19, 2018 às 13:33

Boa tarde, o site ainda não liberou para inscrições? Qual o horário vão abrir?
Obg

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: