Financiamento Estudantil FIES 2018

Atualizado em: agosto 13, 2017

by Fies 2018 on 13 de agosto de 2017

Financiamento Estudantil FIES 2018: Veja aqui perguntas e respostas sobre o Novo Fies! O objetivo deste artigo é esclarecer todos os aspectos das principais mudanças do Fundo de Financiamento Estudantil. O programa vai passar por uma importante reformulação a partir do próximo ano e o MEC (Ministério da Educação) já informou quais serão as principais alterações.

As mudanças do Fies 2018 foram anunciadas pelo MEC em entrevista coletiva realizada na última quinta-feira (06). Todas elas serão válidas apenas a partir do primeiro semestre do próximo ano. Para o processo seletivo do segundo semestre letivo de 2017, continuarão sendo levadas em conta as regras atuais, com uma oferta de 75 mil vagas.

Quais serão as principais mudanças no Fies 2018?

A primeira entre as novas regras do Fies 2018 diz respeito ao pagamento do financiamento. A partir do início do ano, os estudantes que forem beneficiados com o financiamento começarão a quitá-lo logo após conseguirem o primeiro emprego depois de formados.

O pagamento do Financiamento Estudantil FIES 2018 será descontado automaticamente na fonte, podendo chegar a um teto máximo de 10% do valor recebido em carteira, ou calculado com base no rendimento da empresa aberta em nome do beneficiado, se for o caso.

As outras mudanças significativas estão relacionadas às novas modalidades de financiamento do Fies 2018. Agora, o programa terá três opções diferentes de financiamento, distinguidas pela renda familiar do candidato, regiões de abrangência e taxa de juros.

Financiamento Estudantil FIES 2018

Quais serão as três novas modalidades do Fies 2018?

As novas modalidades de financiamento do Fies 2018 terão em comum a forma de pagamento, com prestações fixas no teto de 10% da renda mensal do primeiro vínculo do estudante após formado. As demais regras de cada uma serão as seguintes:

  • Fies 1: Será destinado a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, de todas as regiões do país. Nela, não haverá a cobrança de juros reais. Será mantida pelo fundo garantidor com recursos da União e deve oferecer 100 mil vagas em 2018;
  • Fies 2: Será voltada para alunos com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa, moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A taxa de juros da modalidade será de 3% ao ano, mais correção monetária. De acordo com o MEC, sua fonte de recursos serão fundos constitucionais regionais e a previsão é de que sejam oferecidas 150 mil vagas no Fies 2018 para esta nova faixa;
  • Fies 3: Também será destinada a estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos mensais, mas terá abrangência nacional. Sua taxa de juros ainda não foi definida, mas o MEC já afirmou que será maior do que 3% e menor do que as taxas bancárias privadas. A modalidade contará com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Fundos de Desenvolvimento Regional. A oferta para 2018 está estimada em 60 mil vagas.

O Enem continuará servindo como critério de seleção do Fies 2018? Ainda será necessário fazer aditamento do Fies 2018?

De acordo com o MEC, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará servindo como critério de seleção para o Fies 2018. Atualmente, o programa é destinado a estudantes que tiram nota média maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação.

O MEC informou que ainda será necessário realizar aditamento do Fies 2018 e em todos os outros semestres letivos do curso. O Ministério da Fazenda, entretanto, disse que a situação ainda não foi completamente definida e que os detalhes serão divulgados pelo novo Comitê Gestor do Fies. A garantia da Fazenda é de que, caso haja aditamentos, eles serão realizados de maneira mais simples.

Assim que forem oficializados novos detalhes sobre as mudanças do Fies 2018, divulgaremos as informações aqui em nosso site. Continue nos visitando e deixe suas dúvidas nos comentários.

Não se esqueça de curtir a página do Fies 2018 no facebook!

Financiamento Estudantil FIES 2018
Avalie este artigo

Notícia anterior:

Próxima notícia: