Fies 2018: Inscrições Passo a Passo

Atualizado em: outubro 30, 2017

by Fies 2018 on 30 de outubro de 2017

Inscrições para o Fies 2018 serão abertas no início de fevereiro: Veja como participar da seleção! No início de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) abrirá o período de inscrição do Fies 2018 (Fundo de Financiamento Estudantil) para o primeiro semestre do ano. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, na página oficial do programa, sendo a contratação firmada em um agente financeiro após a aprovação dos documentos juntos às instituições de ensino participantes.

Criado no dia 12 de julho de 2001, pela Lei nº 10.260, o Fies é um programa do MEC que, junto do ProUni (Programa Universidade para Todos), contribui para a democratização do acesso ao ensino superior privado no país. Para isso, financia cursos superiores em faculdades particulares avaliadas positivamente no Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Quem pode se inscrever no Fies 2018?

Como Funciona o Fies 2018

O primeiro requisito do Fies 2018 diz respeito à participação do candidato em pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010. Além disso, o estudante precisa ter atingido média igual ou superior a 450 pontos nas provas, tendo alcançado nota maior do que zero na redação.

No que diz respeito à renda do Fies 2018, programa beneficiará, em duas de suas três modalidades, estudantes que comprovarem rendimento familiar mensal bruto de até cinco salários mínimos por pessoa.

Em uma das modalidades com limite de renda de cinco salários mínimos, destinada a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a taxa de juros será de 3%. A outra modalidade com o mesmo teto, destinada a estudantes de todo o país, contará com uma taxa de juros que será superior aos 3% e inferior às taxas bancárias privadas, conforme assegurou o MEC.

Em uma outra modalidade, com limite de renda de até três salários mínimos por pessoa da família, não haverá a cobrança de nenhum valor correspondente à taxa de juros. Nela, poderão se inscrever estudantes de qualquer região do país.

Como fazer inscrição no Fies 2018?

Os estudantes que pretendem fazer inscrição no Fies 2018, seja no processo seletivo do início ou do meio do ano, deverão acessar a página oficial do programa, no portal do MEC, disponível no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/.

No primeiro acesso, o candidato deve clicar na opção correspondente, através da qual será aberta a página de cadastro, solicitando inicialmente os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento.

Durante etapa de inscrição no site, serão exigidas outras informações: endereço de e-mail pessoal válido; nomes dos membros do grupo familiar, incluindo os números do CPF daqueles que foram maiores do que 14 anos, com as respectivas datas de nascimento e, quando for o caso, rendimento bruto mensal; escolha do curso para a opção de vaga; e demais informações complementares.

Financiamento Estudantil FIES 2018

Cada candidato terá o direito de escolher apenas um único curso e turno dentre todas as opções com vagas disponíveis no processo seletivo.

Aqueles participantes que forem pré-selecionados na chamada única do processo de seleção deverão acessar o site do Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para preencher as informações restantes que deverão constar no contrato de financiamento. A escolha do agente financeiro ficará por conta do estudante, sendo disponíveis tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal.

Depois de concluir a inscrição no SisFies, os estudantes deverão validar todas as informações junto à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da respectiva faculdade, levando todos os documentos necessários.

Por fim, o último passo consistirá na assinatura do contrato junto ao agente financeiro escolhido. Os prazos para a conclusão da inscrição dos pré-selecionados, validação das informações na CPSA e assinatura do contrato, serão confirmados em edital.

Assim que o MEC divulgar o edital do Fies 2018, publicaremos uma notícia aqui em nosso site, disponibilizando um link de acesso ao documento oficial, que confirmará todas as datas e regras do processo seletivo.

Continue nos visitando e curta a página do Fies 2018 no facebook para continuar sempre bem informado!

Fies 2018: Inscrições Passo a Passo
5 (100%) 4 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: