Como obter a 2ª Via Boleto do FIES 2018

Atualizado em: outubro 30, 2017

by Fies 2018 on 30 de outubro de 2017

Como emitir a 2ª via do boleto do Fies 2018? Veja aqui o que fazer! Milhares de estudantes brasileiros são beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2018. O pagamento do financiamento é feito trimestralmente durante o curso, através de boleto bancário. Quem perde a data de pagamento ou não o faz por outros motivos, pode emitir a segunda via do documento de cobrança tanto via internet, quanto pessoalmente no Banco responsável pelo contrato.

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos programas do MEC (Ministério da Educação) que auxiliam na democratização do acesso ao ensino superior no país. Através dele, faculdades particulares avaliadas positivamente no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) financia cursos não gratuitos a estudantes de baixa renda que tenham participado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Como emitir a segunda via do boleto do Fies 2018 via internet?

Como obter a 2ª Via Boleto do FIES 2018

Talvez a maneira mais prática de emitir a 2ª via do boleto do Fies 2018, para pessoas acostumadas a utilizar as plataformas online dos Bancos, é através da internet. Cada Banco possui um endereço específico para a atualização dos boletos vencidos.

Como obter a 2ª Via Boleto do FIES 2018

Os únicos agentes financeiros do Fies 2018 são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB). Antes de emitir a segunda via do boleto, o estudante precisa confirmar qual é o agente bancário do seu contrato.

Para emitir a segunda via do boleto Caixa Fies 2018, através da internet, os estudantes precisam acessar este link, tendo em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou número do contrato, além da data de nascimento.

Por sua vez, para emitir a segunda via do boleto BB Fies 2018, os estudantes beneficiados precisam acessar este link, também portando os números do CPF, além do código de barras do documento original.

Imagem Fies logo

Muitos estudantes beneficiados com o financiamento, seja através da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, possuem contas abertas exclusivamente para o benefício. Nesses casos, costuma-se fazer o depósito dos valores correspondentes ao pagamento nas próprias contas. Por isso, é importante entrar em contato com o agente financeiro na primeira vez que houver a necessidade de quitar um débito em atraso, para fazer o que for correto na situação.

Emitir 2ª via boleto Fies 2018 diretamente no Banco

Em muitos casos, depois de vencido o boleto de pagamento do Fies 2018, é possível ir à própria agência para regularizar a situação e efetuar o pagamento do valor em atraso.

Os estudantes beneficiados tanto através da Caixa Econômica quanto por meio do Banco do Brasil, podem procurar uma agência do seu respectivo contrato para realizar o pagamento do débito. Nas próprias agências costumam existir departamentos exclusivos voltados para contratos do Fies.

Em alguns casos, o pagamento pode ser feito diretamente no caixa, desde que o boleto possibilite o cálculo de juros por meio do operador e que o Banco seja do próprio agente do contrato.

É importante lembrar que levar os documentos pessoais, principalmente o CPF, é essencial nesses casos. Se também for possível levar o número do contrato do financiamento ao Banco, talvez o processo de emissão da segunda via do boleto seja facilitado.

Uma dica importante, em caso de dúvidas sobre como proceder com o pagamento de débitos do Fies 2018, é entrar em contato com a Central de Relacionamento do MEC, através do telefone 0800-616161.

Os atendentes têm acesso a todas as informações do contrato, por meio do sistema do próprio MEC. Assim, podem instruir cada beneficiado para as melhores soluções, de acordo com os seus casos específicos.

Leia outros artigos que já publicamos em nosso site, continue nos visitando e curta a página do Fies 2018 no facebook para ficar por dentro de todos os detalhes do programa!

Como obter a 2ª Via Boleto do FIES 2018
Avalie este artigo

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: