Como Funciona o Fies 2018

Atualizado em: outubro 30, 2017

by Fies 2018 on 30 de outubro de 2017

Saiba como funciona o Fies 2018! O MEC (Ministério da Educação) já informou que haverá importantes mudanças no processo seletivo do Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil. A partir do primeiro semestre, serão abertas três modalidades de financiamentos, com taxa de juros a partir de zero e rendimento familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

As mudanças do novo Fies 2018 foram anunciadas em entrevista coletiva do MEC no início de julho de 2017. A expectativa do Ministério da Educação é de ofertar mais de 300 mil vagas já no primeiro semestre de 2018.

O que é o Fies 2018? Como funciona o programa de Financiamento do Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Governo Federal e gerenciado pelo Ministério da Educação, através do qual são disponibilizados financiamentos de cursos superiores em faculdades particulares com avaliação positiva no Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Como Funciona o Fies 2018

Através do programa, estudantes de baixa renda conseguem completar seus cursos sem pagar os valores integrais de mensalidades. O pagamento, por sua vez, só é realizado depois da formatura, quando tem acesso ao primeiro emprego formal.

Para fazer inscrição no Fies 2018, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não pode apresentar renda familiar bruta mensal maior do que cinco salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o Fies 2018 serão realizadas via internet, através do site http://fiesselecao.mec.gov.br/. No acesso, será necessário ter em mãos o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quais os requisitos do Fies 2018? Quem pode participar?

Os estudantes que desejam fazer inscrição no Fies 2018 precisam obedecer a alguns requisitos básicos. O primeiro deles está relacionado ao Enem. O programa exige um aproveitamento médio igual ou superior a 450 pontos e maior do que zero em qualquer edição do Exame, a partir de 2010.

Inscrições Financiamento Fies 2018

Além disso, é preciso cumprir o requisito de renda do Fies 2018, que varia de acordo com a modalidade de financiamento, conforme segue:

  • Fies 1: Destinado a estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Fies 2: Voltado para alunos com rendimento familiar bruto mensal de até cinco salários mínimos por pessoa;
  • Fies 3: Assim como o Fies 2, é destinado a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até cinco salários mínimos.

Quais as diferenças entre as modalidades de financiamento do Fies 2018?

Além dos requisitos de renda, as demais diferenças entre as três modalidades do Fies 2018 estão relacionadas a taxa de juros e à região do país onde os financiamentos serão voltados.

No Fies 1, por exemplo, a taxa de juros será nula. Essa modalidade será voltada para todas as regiões do país. Por sua vez, o Fies 2 contará com uma taxa de juros de 3% ao ano mais correção monetária e será voltado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Na modalidade do Fies 3, a taxa de juros ainda não foi confirmada pelo MEC. Entretanto, já se sabe que será maior do que a que será cobrada no Fies 2 (3%) e menor do que as taxas bancárias privadas. A abrangência da modalidade também será nacional.

Qual a quantidade de vagas do Fies 2018?

No mesmo dia em que anunciou as mudanças no programa de financiamento, o MEC também informou sua previsão para a quantidade de vagas que serão ofertadas no processo seletivo do primeiro semestre.

A expectativa é de ofertar 100 mil vagas no Fies 1, outras 150 mil vagas no Fies 2 e mais 60 mil vagas no Fies 3, com perspectivas de acrescentar novas 20 mil vagas nessa última modalidade.

O edital do Fies 2018 será divulgado em janeiro. Assim que o MEC disponibilizar o documento, publicaremos uma notícia com os principais pontos abordados e destacaremos as principais datas do processo de seleção. Além disso, informaremos como acessar o edital.

Em caso de dúvidas a respeito do programa, deixe um comentário abaixo que faremos o possível para ajudá-lo. Curta a página do Fies 2018 no facebook e acompanhe com facilidade todas as nossas publicações!

Como Funciona o Fies 2018
5 (100%) 1 voto

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: