Como fazer o aditamento do Fies 2018

Atualizado em: outubro 30, 2017

by Fies 2018 on 30 de outubro de 2017

Saiba como fazer o aditamento do Fies 2018! Na transição de cada semestre, todos os estudantes beneficiados precisam fazer a renovação do contrato do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Existem duas maneiras de fazer o aditamento, simplificada e não simplificada, que se diferem em relação à ocorrência ou não de alterações contratuais de um período letivo para outro. Os procedimentos são simples e dependem do acesso ao SisFies – Sistema Informatizado do Fies.

Os alunos que começaram a ser beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil no ano de 2017, ou anterior, deverão realizar dois aditamentos no Fies 2018. Por sua vez, quem começar a ser beneficiado a partir do primeiro semestre de 2018, deverá realizar a renovação apenas no meio do ano, na passagem de semestre.

Como renovar o contrato do Fies 2018?

Tanto o termo aditamento do Fies 2018 quanto a expressão renovar contrato do Fies 2018 se referem às mesmas ações, que nada mais são do que os trâmites burocráticos que envolvem as renovações semestrais dos contratos de financiamento dos cursos superiores.

Como fazer o aditamento do Fies 2018

O primeiro passo do aditamento do Fies 2018 será realizado pela própria faculdade onde o estudante está matriculado. Nela, o setor responsável realiza o pedido de renovação que, por sua vez, precisa ser validado pelo beneficiado.

Antes de cada período de renovação, o MEC (Ministério da Educação) informa as datas de início e fim do prazo. Desta maneira, é essencial que os estudantes fiquem sempre atentos às notícias.

Veja em qual das duas modalidades de aditamento do Fies 2018 você se enquadra: Simplificado e não simplificado

MEC divulga novas Regras do Fies 2018

Existem dois tipos de aditamentos do Fies 2018, o simplificado e o não simplificado. Ambos necessitam que o estudante beneficiado acesse o SisFies a fim de validar as informações que precisam ser informadas pelas próprias instituições de ensino.

No aditamento simplificado, o setor responsável pela renovação de contrato do Fies 2018 dentro da faculdade envia a solicitação para o sistema informatizado no MEC. Em seguida, o estudante precisa acessar o SisFies 2018, no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br, a fim de validar as informações enviadas.

Em casos de aditamentos não simplificados, que ocorrem quando são realizadas alterações no contrato do aluno, como troca de fiador, por exemplo, além de validar as informações no SisFies, o estudante ainda precisa se dirigir a um agente financeiro do Fies 2018 (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para formalizar as alterações e atualizar o contrato.

MEC anunciou importantes mudanças no Fies 2018

O Fundo de Financiamento Estudantil abrirá dois períodos de inscrições em 2018, um no início de cada semestre. Para se inscrever, os estudantes precisam ter participado de alguma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e obtido nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas, além de ter tirado mais do que zero na redação.

O MEC já anunciou que implantará importantes mudanças no Fies 2018. A partir de agora, existirão três modalidades de financiamento, um sem taxa de juros, outro com juros anuais de 3% e outro com taxa um pouco superior, mas ainda não confirmada.

Na primeira modalidade, sem taxa de juros, estudantes de todo o país poderão se inscrever, desde que comprovem rendimento familiar bruto mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Nas outras duas modalidades, a renda poderá ser de até cinco salários mínimos, sendo a segunda modalidade voltada para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a terceira para todas as regiões do Brasil.

Os beneficiados começarão a pagar o financiamento assim que entrarem no primeiro emprego formal após o término do curso. O desconto será automático e não poderá ultrapassar o teto de 10% do salário.

Mais detalhes sobre o Fundo de Financiamento Estudantil você encontra nos demais artigos publicados em nosso site. Curta a página do Fies 2018 no facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações, compartilhando nosso conteúdo com seus amigos sempre que quiser!

Como fazer o aditamento do Fies 2018
Avalie este artigo

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: