Como conseguir um financiamento estudantil do Fies 2018

Atualizado em: dezembro 1, 2017

by Fies 2018 on 1 de dezembro de 2017

Fies 2018: Inscrições Passo a Passo. O Programa de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação – MEC e Governo Federal é uma excelente oportunidade para estudantes universitários conseguirem quitar as mensalidades de seus cursos.

O objetivo do Fies 2018 é conceder crédito financeiro para estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior com as vantagens de oferecer condições especiais para quitar o valor financiado e com taxas de juros de no máximo de 5% ao ano.

Além de anunciar uma série de mudanças, o MEC também divulgou que serão disponibilizados 310 mil novos contratos para o Fies 2018. Os fundos para os novos financiamentos serão oriundos do BNDS – Banco Nacional de Desenvolvimento Social e também de instituições financeiras privadas.

Como conseguir um financiamento estudantil do Fies 2018

Os interessados em contratar um dos financiamentos ofertados pelo Fies 2018 devem ter realizado as avaliações do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos, e nota maior que zero na prova de redação.

Outra exigência para quem pretende contratar o Fies 2018 é que sua renda familiar seja de no mínimo 3 e no máximo de 5 salários mínimos. É necessário também que os estudantes interessados no financiamento estudantil estejam matriculados em cursos presenciais oferecidos por instituições privadas de ensino superior avaliadas positivamente pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Como conseguir um financiamento estudantil do Fies 2018

Atendendo todas as exigências para contratar o financiamento estudantil do Fies 2018 o estudante de realizar a inscrição para participar de um dos processos seletivos que ocorrem no primeiro e segundo semestre do ano. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.

Processo seletivo e contratação do Fies 2018

O primeiro passo que o estudante universitário que deseja contratar o financiamento estudantil do Fies 2018 deve realizar é o cadastro no Sistema Informatizado do SISFIES. O cadastro é feito com as informações do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, endereço de e-mail valido e cadastro de uma senha pessoal. Através destes dados o SISFIES irá buscar a nota que o estudante conseguiu nas provas do Enem e com base nestas informações realizar o processo seletivo dos novos contratos.

Após receber a mensagem no e-mail informado, os candidatos devem acessar o site do Fies 2018 e efetivar sua inscrição no processo seletivo fornecendo dados pessoais, dados da instituição de ensino superior e dados do curso para o qual pretende obter o financiamento estudantil.

No segundo passo para contratar o financiamento do Fies 2018 os estudantes pré-selecionados terão um período de cinco dias corridos para acessar novamente o SISFIES e efetivar a inscrição informando os dados de financiamento a ser contratado.

O terceiro passo é a validação dos dados fornecidos. A validação deve ser realizada junto a CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, órgão independente composto por alunos, professores e diretores da instituição de ensino superior que o estudante freqüenta. Para validar as informações na CPSA o estudante terá um prazo de 10 dias que começam a ser contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição no Fies 2018. Caso não haja divergência nas informações o presidente da CPSA irá emitir o Documento de Regularidade de Inscrição – DRI.

Com o DRI em mãos, o estudante deve realizar o ultimo passo para contratar o financiamento estudantil do Fies 2018 que é o de comparecer a instituição bancária de sua preferência (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), escolher o tipo de financiamento e formalizar o contrato de financiamento estudantil.

Financiamento Estudantil FIES 2018

Saiba quais as mudanças do Fies 2018

Antes de participar do processo seletivo do Fies 2018, conheça o que muda no programa de financiamento estudantil:

Três modalidades de contratos. Agora os contratos do Fies serão divididos em três modalidades que são o Fies 1, Fies 2 e Fies 3. Cada forma de contrato terá um percentual diferenciado de taxa anual de juros.

Taxa de juros anuais igual a zero para o Fies 1. Estudantes que tenham a renda familiar de até 3 salários mínimos terão o direito de contratar o Fies 1 que oferece uma taxa de 0% de juros anuais.

Vagas de contrato regionalizadas. Visando desenvolver as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o MEC irá disponibilizar vagas exclusivas para cursos oferecidos por instituições de ensino localizadas nestas regiões.

Para saber mais e conhecer o cronograma do Fies 2018 visite a nossa página do Facebook, curta e compartilhe.

Como conseguir um financiamento estudantil do Fies 2018
5 (100%) 2 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: