Boleto do Fies 2018

Atualizado em: novembro 10, 2017

by Fies 2018 on 10 de novembro de 2017

Boleto Fies 2018: Veja onde pagar e como emitir a 2ª via! No próximo ano serão abertos dois processos seletivos do Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil. Os estudantes beneficiados pelo programa do MEC (Ministério da Educação) deverão efetuar o pagamento periodicamente, através de boleto bancário ou débito em conta, conforme a modalidade do financiamento contratado.

Gerenciado pelo MEC, o Fies 2018 é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no país. Para isso, oferece à estudantes de baixa renda o financiamento integral de cursos devidamente reconhecidos e aprovados em faculdades particulares espalhadas por todo o Brasil.

Contratação do Fies 2018: Veja como se inscrever

Entre o final do mês de janeiro e início de fevereiro será aberto o período de inscrição do Fies 2018, selecionando estudantes para ingresso no primeiro semestre letivo do ano. Com a mesma finalidade, provavelmente no final do mês de junho, serão abertas as inscrições para o processo de seleção do segundo semestre.

BOLETO FIES 2018

Para se inscrever em qualquer um dos processos seletivos, os estudantes precisam ter alcançado nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em qualquer edição a partir do ano de 2010, quando o Enem passou a operar nesse novo formato.

As inscrições para o Fies 2018 deverão ser realizadas via internet, através da página oficial do programa, disponível no endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/. No acesso, os estudantes precisam primeiramente informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Ao fim do período de inscrição, os estudantes com as melhores notas entre as vagas oferecidas serão selecionados e, a partir de então, deverão prosseguir com os passos seguintes a fim de efetuar a contratação do financiamento estudantil.

As duas principais etapas posteriores à fase de inscrição correspondem à validação das informações pessoais junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, seguida da assinatura do contrato diretamente no agente bancário escolhido pelo participante (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Como imprimir o boleto do Fies 2018 para pagamento do financiamento?

A expectativa do MEC é de aplicar importantes mudanças no Fies 2018, incluindo três modalidades de financiamento, alterando a taxa de juros e a forma de pagamento.

A primeira modalidade do Fies 2018, destinada a candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa, não teria nenhuma taxa de juros. Assim, a expectativa é de que os estudantes beneficiados não paguem nada durante o período do curso. O pagamento, contudo, começaria a ser feito através de desconto automático na folha salarial do primeiro emprego formal após a conclusão do curso, limitado a 10% do salário recebido.

Na segunda e terceira modalidades do Fies 2018, haveria a cobrança de juros. Assim, espera-se que o pagamento dos mesmos seja feito periodicamente ao decorrer do curso.

O pagamento do Fies 2018, durante o período do curso superior financiado, poderá ser realizado tanto através de boleto bancário quanto por meio de débito automático em conta, por exemplo.

Como imprimir o boleto do Fies 2018

Para imprimir o boleto do Fies 2018, o estudante precisa primeiramente saber qual o agente bancário do seu financiamento. Tanto Caixa quanto Banco do Brasil possuem sites específicos para a emissão de segunda via desses documentos de cobrança.

Os estudantes que necessitarem imprimir a segunda via do boleto do Fies 2018 da Caixa, por exemplo, deverão acessar este link. Já aqueles beneficiados através do Banco do Brasil, deverão acessar outra página, disponível neste link.

Os boletos do Fies 2018 que forem corretamente emitidos e ainda não tiverem vencidos, poderão ser pagos nas agências bancárias e até mesmo através da internet, através dos aplicativos dos próprios bancos.

Em alguns casos, o pagamento poderá ser feito inclusive através de débito automático em conta, facilitando muitas vezes a rotina dos beneficiados.

Assim que o MEC divulgar o edital do Fies 2018, divulgaremos a notícia confirmando todas as novidades e detalhando os procedimentos de todas as etapas, desde o período de inscrições até o pagamento do financiamento.

Continue visitando nosso site e curta a página do Fies 2018 no facebook para ficar por dentro de todos os detalhes!

Boleto do Fies 2018
2.8 (55%) 12 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: