Aditamento Fies 2018

Atualizado em: julho 19, 2017

by Fies 2018 on 1 de Fevereiro de 2017

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES 2018 é a melhor solução para estudantes universitários que necessitam de credito para quitar o valor das mensalidades de seus cursos de graduação. Em breve serão abertas as inscrições para novos contratos do FIES 2018, que como no ultimo ano contará com dois processos seletivos, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

O financiamento do FIES 2018 oferece para o estudante vantagens como, por exemplo, uma taxa anual de juros de apenas 6,5%. E também condições especiais para quitar o valor contratado, sendo 18 meses de carência e mais um período de amortização de até três vezes o tempo de utilização do contrato.

Estudantes que já utilizam o financiamento estudantil sabem que a cada seis meses devem realizar a Aditamento do contrato. O Aditamento é nada mais que a renovação do contrato FIES, uma forma do estudante informar que deseja continuar a utilizar o beneficio. Para um melhor entendimento antes iremos explicar em fases como funciona a utilização dos benefícios do financiamento estudantil.

As três fases do financiamento FIES 2018

O contrato do FIES é dividido em três fases, Utilização, Carência e Amortização, entenda como funciona distintamente cada uma das fases:

  • Utilização Período que começa a ser contato quando o estudante inicia a utilização do FIES 2018. Este período termina um mês antes do inicio do período de carência. Durante o período de utilização os estudantes devem realizar o pagamento trimestral referente aos juros incidentes sobre o financiamento. O valor do pagamento trimestral não pode ultrapassar os R$150 (cento e cinqüenta reais).
  • Carência A fase de carência do contrato FIES 2018 começa a ser contata imediatamente após o termino da fase de utilização. O período de duração da fase de carência será de 18 meses e durante este período os estudantes que possuem ou pretendem formalizar o contrato de financiamento estudantil terão que pagar trimestralmente o valor máximo de R$150.
  • Amortização A fase de amortização entra em vigor um mês após o fim da fase de carência. Tomando como base no valor apurado mediante a aplicação da tabela “Price”(Sistema de Amortização Constante). O valor amortizado deve ser pago em parcelas iguais, mensal e sucessivamente durante o prazo de até três vezes o tempo em que o estudante utilizar o contrato do FIES 2018.

Aditamento Fies 2018

Como o estudante realiza o Aditamento FIES 2018

O Aditamento Fies 2018 é a renovação do contrato propriamente dita. Ele deverá ser realizado por todos os estudantes universitários que optarem pelo financiamento estudantil. O aditamento deve ser realizado a cada seis meses. São dois os tipos de Aditamento, o simplificado e o não simplificado.

No aditamento simplificado o estudante deve apenas confirmar que não falta ou houve alguma alteração nas informações prestadas no momento em que realizou as inscrições para participar do FIES 2018. Já o aditamento não simplificado é onde após a conferência é observada alguma mudança ou falta nos dados cadastrais. Neste caso o estudante terá que comparecer a agencia bancaria em que optou por contratar o financiamento estudantil e solucionar todas as pendências dos dados cadastrais.

O primeiro passo para realizar o Aditamento de contrato do FIES 2018 é procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA. A CPSA é um órgão constituído por discentes e docentes da instituição de ensino superior que oferece vagas de financiamento do FIES 2018. É responsável por solicitar junto ao SISFIES o inicio do aditamento do contrato. É também quem deve emitir o DRI (Documento de Regularidade de Inscrição) e o DRM (Documento de Regularidade de Matricula).

Ambos os documentos devem estar assinados pelo presidente da CPSA, e no caso do aditamento não simplificado o estudante deve consultar o agente financeiro para conhecer os demais documentos que devem ser apresentados para realizar o aditamento.

Inscrições FIES 2018

Aditamento Fies 2018 2

O Ministério da Educação – MEC, ainda não divulgou quais serão os períodos de inscrição para o processo seletivo dos novos contratos do FIES 2018. Mas observando edições anteriores é presumível dizer que ocorram logo no inicio de cada semestre. As inscrições poderão ser realizadas através do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br. Os estudantes não devem pagar nenhuma taxa financeira, pois as inscrições são totalmente gratuitas.

Acesse nossa página do FIES 2018 no Facebook e fique por dentro das novidades à respeito do Fundo de Financiamento Estudantil. Curta e compartilhe!

Aditamento Fies 2018 3

Aditamento Fies 2018
5 (100%) 2 votos

Próxima notícia: