Aditamento do Fies 2018 Como fazer

Atualizado em: julho 19, 2017

by Fies 2018 on 14 de julho de 2017

O aditamento do Fies 2018 é apenas a renovação do contrato e neste artigo vamos ensinar como fazer. O Fundo de Financiamento Estudantil atualmente possui taxa efetiva de juros referente a 6,5% ao ano. Todavia com informações é previsto que o terá alguma revisão referente ao aumento da taxa e um novo sistema de garantia com presságio desconto na folha de pagamento (consignação).

O responsável pelo Fies 2018 MEC (Ministério da Educação) teve informações aprestada pelo Ministro da Educação (Mendonça Filho) que o programa passará a atender pessoas mais pobres e será economicamente mais “sustentável”, todavia, nenhum comunicado oficial foi divulgado, apenas especulações.

O programa poderá ser solicitado por estudantes que estejam matriculados em universidades privadas com boa nota no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Poderá ser solicitado anualmente variando da condição de cada estudante. Já para inscrição do primeiro semestre, basta obter participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição 2010 e ter nota mínima.

Aprenda a fazer o aditamento do Fies 2018

Aditamento Fies 2018 Como Fazer

O aditamento do Fies 2018 é feito semestral. Para iniciar o aditamento simplificado basta entrar em contato com o CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) que se encontra nas instituições e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM). Lembrando que deverá estar assinado pelo presidente daquela referida comissão.

Já para os aditamentos não simplificados utiliza o mesmo método (comparecer a CPSA e retirar o DRM), entretanto deverá comparecer a sua agência bancária juntamente com o fiador. Isto no prazo de dez dias contado a partir do terceiro dia útil após a confirmação de pedido de aditamento. Após comparecer na agência bancaria o estudante deverá entregar uma cópia Termo Aditivo na CPSA.

Os estudantes receberão via e-mail um SMS do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) onde informará a iniciação do aditamento no CPSA. Sendo assim basta acessar o endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br e clicar na opção “aditamento de contrato”.

Ao clicar abrirá uma janela na qual o estudante terá que informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), senha e digitar o código. Após preencher estar informações abrirá uma janela com todos os dados do candidato, caso esteja tudo correto basta confirma os dados. Ao concluir terá uma janela na qual mostra o tipo de aditamento (simplificados ou não simplificado) e qual será a instituição para imprimir o DRM. Concluindo todo o aditamento, basta imprimir e comparecer a instituição.

Forma de pagamento do Fies 2018

Muitos ainda não sabem como funciona a forma de pagamento do Fies 2018. Neste momento vamos apresentar informações sobre o período de carente, pagamento durante o curso e a parcela do saldo devedor. O financiamento é o único programa no qual o candidato estuda e só paga após concluir.

Ao solicitar o financiamento, durante todo o curso o estudante terá que efetuar o pagamento trimestral que chega ao valor máximo de R$150,00, que é referente ao juros incidente. Após concluir o curso o estudante terá um prazo de dezoito meses de carência, todavia, permanecerá pagando a cada três meses ao juros incidente.

Ao fim do período o estudante comparece a agência bancaria optada para escolher a forma de pagamento do saldo devedor. É importante saber que poderá dividir o saldo em até três vezes o tempo de curso financiado, por exemplo: Aqueles que foram financiados durante dois anos, tem o direito de dividir o saldo devedor em seis anos.

Além do Fies 2018 possui o Prouni (Programa Universidade para Todos) que também é referente a instituições privadas. Todavia o programa é utilizado para concorrer a bolsas parciais e integrais.

Para mais informações sobre o financiamento, curta e compartilhe a página do Facebook Fies 2018.

Aditamento do Fies 2018 Como fazer
5 (100%) 5 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: